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gamificação na Impulso Network

10/10/18

4 min de leitura

gamificação na Impulso Network

Conheça o Atena: Um projeto open source de gamificação da Impulso

Náthalie CaramNáthalie Caram

Com grande alegria lançamos para vocês Atena, um projeto open source de gamificação da Impulso.

O QUE É ATENA ?

Atena é uma iniciativa open source da Impulso em colaboração com diversos Impulsers, com o objetivo de promover o engajamento e premiar as atividades e esforços de cada pessoa na Impulso. Nele, você poderá adquirir Pontos de Experiência (XP) por meio da execução de diversas Atividades e baseado nesses dois fatores os Impulsers receberão níveis e conquistas reconhecendo o esforço despendido nas atividades.

O QUE É E COMO GANHAR XP?

XP (uma abreviação para experiência) é um conceito amplamente difundido nos jogos, sendo este representação numérica do esforço e aprendizado obtido por um personagem dentro de um jogo, no nosso caso por meio de atividades particulares da nossa comunidade.

Neste momento, Atena se centra no Slack, plataforma de comunicação da Impulso e qualquer atividade realizada dentro desta ferramenta irá angariar pontos:

Ganhando XP:

  • Mensagem Postada por você: +1
  • Dar Reaction a uma mensagem: +1
  • Receber Reaction em Mensagem sua: +2 (Positivo: Reaction 👍, no Slack :+1:) -1 (Negativo: Reaction 👎, no Slack :-1:)
  • Receber Reply em uma Thread sua: +1
  • Dar Reply em uma Thread de outra pessoa: +2

Fica limitado o ganho de experiência por dia a 40 de XP através dos métodos descritos acima. Mas este limite pode ser ultrapassado através de eventos e premiações especiais.

Perdendo XP:

Em oposição às atividades que promovem o ganho de XP, a única forma de perder pontos de experiência é através de Inatividade Completa na comunidade Impulso. Essa inatividade se inicia a partir de uma quantidade de dias definida para cada canal.

No caso do Slack esse período de inatividade se inicia após 14 dias de inatividade completa, sendo decremento -1 XP por dia.

Exceções:

Reactions negativos recebidos: Neste caso o XP não é perdido efetivamente, ao se ter um número superior de pontos negativos em relação aos positivos, a pontuação através de reactions daquela mensagem é zerada (0), não incorrendo em perda ou ganho de pontos.

Perdendo XP por mensagens: Em casos isolados como o do canal #Oportunidades, onde pelas suas regras não é recomendado postar mensagens fora de Threads, o Impulser receberá -1 XP se o fizer neste canal.

O QUE SÃO E COMO GANHAR NÍVEIS?

Os níveis são representações simplificadas do avanço de um personagem e são atingidos mediante uma determinada quantidade de XP, na maioria dos casos eles conferem habilidades novas e vantagens em relação aos níveis anteriores.

Ganhando Níveis:
Em Atena seguimos este mesmo conceito, ao se acumular uma quantidade suficiente de XP se avança para o nível seguinte e se assim por diante. As quantidades necessárias para ascender a cada novo nível estão descritas na tabela abaixo:

NívelXP
10~199
2200~399
3400~599
4600~999
51000~1599
61600~2599
72600~4199
84200~6799
96800~10999
1011000~17799

Obs: Os valores de XP não são absolutos, e passíveis de modificação mediante adição de novas features e/ou balanceamento.

Perdendo Níveis:

Da mesma forma que o crescimento de XP promove o ganho de Níveis, sua eventual redução afeta sua perda, portanto se por motivos de inatividade completa o Impulser perder a experiência suficiente poderá retroceder de nível.

O QUE SÃO E COMO GANHAR CONQUISTAS?

Conquistas são formas de reconhecimento de um esforço realizado por parte de um jogador, após realizar um feito digno de nota ele é condecorado com uma medalha ou insígnia que representa este marco.

Ganhando Conquistas:

Para se obter uma conquista é apenas necessário atender às condições pré estabelecidas, mas quais são não iremos revelar, afinal de contas tem que haver algo que vocês não saibam. Mas observando as formas de obter XP vocês podem ter uma pista do que virá.

Em Atena existem dois tipos de conquistas:

  • Permanentes: que uma vez recebidas nunca são perdidas;
  • Temporárias: que são recebidas em caráter temporário em virtude de manutenção de alguma condição, como uma quantidade regular de mensagens por dia, ou possuir um cargo no Slack.

Perdendo Conquistas:

Conforme visto anteriormente, apenas as Conquistas Temporárias podem ser perdidas, sendo a condição para sua perda a falta de regularidade na realização de uma determinada ação ou perda de um cargo.

BOT: ATENA

Para centralizar as informações a respeito da experiência, níveis e conquistas dos Impulsers criamos a bot ATENA, através de comandos é possível pedir a Atena para exibir os XP do Impulser (/meuspontos) e Ranking Geral de XP (/ranking).

EXISTIRÃO ATUALIZAÇÕES?

Sim, Atena é um projeto em constante expansão e redesign, que tende a se expandir entre todos os segmentos da empresa e trazer a cada versão novidades.

QUERO AJUDAR, COMO FAÇO?

Qualquer pessoa pode ajudar Atena a crescer, basta entrar no canal #open-source-atena no nosso Slack ou acessar diretamente o nosso repositório no Github (http://github.com/impulsonetwork/atena). Não é inscrito na Impulso? Basta acessar o https://app.impulso.network/ e fazer a inscrição, é rapidinho.

CONCLUINDO… POR HORA

Esperamos que estejam animados com a novidade e que aproveitem Atena!

–  Impulso e Time Atena. 


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